(21) 2111-7700

O que é Corte a Frio?

Corte a Frio

O corte a frio também é conhecido como corte a guilhotina.  A chapa de aço inox, no corte e dobra a frio, é manipulada de forma ágil. O corte a frio reduz a probabilidade de riscos, como faíscas e contaminação por gases resultantes. O corte é realizado de acordo com a faca e as especificações dadas pelo cliente.

A guilhotina mecânica executa corte em chapas de aço sobre um traçado ou com uso de limitador mecânico chamado de encosto, incorporado à máquina. A hidráulica apresenta curso mais longo e são projetadas com capacidade de carga fixa. Estas não devem ser usadas para cortar materiais que superem sua capacidade. A guilhotina pneumática é usada exclusivamente para chapas finas.

O uso da técnica permite alta precisão, além do não aquecimento do material. Possibilita o corte de materiais da maioria dos tipos utilizados na indústria e reduz o número de retalhos. Esses benefícios são decorrentes de seu processo de corte a frio, o qual consiste em um corte linear característico de sua faca. O corte a frio realiza apenas cortes retos, se a forma desejada pelo cliente incluir curvas ou furações, é indicado que se use o corte a laser.

Embora os perfis de corte e dobra a frio sejam mais simplificados em relação ao corte a plasma, ganha-se em agilidade.

A Rio Supercorte oferece um centro de serviços personalizado, fazendo cortes especiais sob medida, em qualquer tamanho e quantidade, de acordo com a necessidade do cliente.

Como Funciona o Corte a Frio

Corte a Frio

O sistema de corte utilizado pelas guilhotinas é o chamado tesoura, o material não é prensado como no sistema mecânico de cima para baixo e sim cortado da esquerda para direta, preservando o acabamento e a qualidade de corte.

O corte a frio é um processo rápido para peças simples (cortes retos, com geometrias quadradas e retangulares) onde o fator dimensional não é predominante.

Os processos de corte e dobra a frio têm como objetivo separar e deformar a peça de aço inox. Isso é feito com o uso de uma guilhotina de corte e uma dobradeira, equipamentos que permitem que a peça possa ser trabalhada sob medida de acordo com a necessidade de seu projeto.

Vantagens do Corte a Frio

Além da otimização do tempo, erros humanos no processo e desperdícios podem ser controlados ao máximo, garantindo um material de aço inox de qualidade no resultado final de aplicação do produto.

Corte a Frio

Entre as diversas opções do mercado, o corte de chapas de aço a frio apresenta vantagens sobre o uso de plasma ou o oxicorte porque o material não é sujeito a grandes variações de temperatura, conservando assim sua resistência e características inalteradas e o corte por guilhotina é um processo que não retira material da chapa .

Benefícios do corte a frio

A principal vantagem do corte a frio é a personalização das chapas. Os pedidos dos clientes podem ser adaptado a necessidade do cliente, de acordo com o tamanho, o tipo do material, formato e outras características que as peças precisam possuir. Outra questão é que os equipamentos modernos, utilizados nesse processo, propiciam muito mais precisão e um melhor acabamento para o corte e dobra de chapas laminadas a frio, mesmo quando feito em peças complexas.

Corte a Frio

Para garantir a uma alta eficiência e qualidade do corte e dobra de chapas laminadas a frio, é fundamental encontrar uma empresa que possua, não só um equipamento moderno, como também profissionais competentes para a realização dos serviços com agilidade.

Como desvantagem do corte a frio, podemos destacar a não possibilidade de realização de desenhos mais elaborados na chapa de aço, algo necessário para grande parte dos nossos clientes.

Corte a Frio

Consulte a equipe de vendas e receba um orçamento sem compromisso. Será um prazer receber sua consulta.

Garantimos trabalhos com: + qualidade + precisão + rapidez + atendimento + garantia + preço

 

Consulte também nossos outros serviços!

Fechar Menu
×
×

Carrinho