(21) 2111-7700

Corte a plasma

O que é o plasma?

Em termos simples: o plasma é o quarto estado da matéria. Pois, a matéria, além dos três estados: sólido, líquido e gaseificado, A matéria muda seu estado ao introduzir energia, como o calor. Por exemplo, a água muda seu estado sólido (gelo) para o estado líquido quando uma certa quantidade de calor é introduzida. Se o nível de calor aumentar, o estado mudará novamente para o estado gasoso (vapor). Mas, se o nível de calor aumentar novamente, o gás que compõe o vapor se tornará ionizado e eletricamente condutor, tornando-se Plasma.

O corte a plasma é praticamente instantâneo, produzindo uma deformação mínima na peça a ser trabalhada. Este processo permite a usinagem em altas velocidades de corte além de menos tempo de inatividade. Permite também corte com espessuras de 0,5 a 160 mm, utilizando unidades de plasma até 1000A. O corte a plasma também permite que o aço estrutural usinado possa ser chanfrado com até 30 milímetros. Uma das maiores características do corte a plasma ​​é a alta qualidade e acabamento do corte.

Corte a plasma pode ser um processo complementar para trabalhos especiais, tais como a produção de pequenas séries, atingindo tolerâncias apertadas ou acabamentos melhorados.

A Rio Supercorte oferece um centro de serviços personalizado, fazendo cortes especiais sob medida, em qualquer tamanho e quantidade, de acordo com a necessidade do cliente.

Como Funciona o Corte a Plasma

Vamos entender como funciona o corte a plasma: você precisa fixar o material que será cortado, posicionar o bico da tocha na posição vertical em relação à peça de trabalho o bico da tocha na posição vertical da peça e começar o corte traçando as bordas. Depois é só prosseguir com o corte de acordo com as medidas necessárias.
No caso do corte iniciar no meio da chapa ou para fazer furos, a técnica indicada é iniciar o corte com o bico inclinado.

Corte a plasma

Para realizar esse processo, são necessários alguns equipamentos de fornecimento de energia. São eles: uma fonte geradora de energia alimentado por eletricidade; gás para ser ionizado e ser o meio condutor do arco elétrico (ar comprimido, argônio, hidrogênio nitrogênio, oxigênio); uma tocha plasma e um grampo terra para fechar o circuito elétrico.

A formação do arco de plasma começa quando um gás, como oxigênio, nitrogênio, argônio ou ar comprimido, é empurrado para dentro do orifício do bico da tocha. Um arco elétrico gerado por uma fonte de energia externa é então introduzido nesse fluxo de gás sob alta pressão, que é comumente chamado de “jato de plasma”. O plasma atinge imediatamente temperaturas de até 22.000ºC, perfurando peças muito rapidamente (trabalhando) e soprando o material fundido.

Os gases que envolvem o corte a plasma são: ar comprimido, nitrogênio, oxigênio ou argônio/hidrogênio, usados para cortar aços de liga leve e alta liga, alumínio, cobre e outros metais e ligas.

Para que Serve o Corte a Plasma

Para o corte de folhas de aço, alumínio e outros metais eletricamente conducentes com diferentes espessuras, tamanhos. Corta também chapas de aço usadas em construção civil e indústria naval.

Característica do Corte a Plasma

  • Oferece moderna tecnologia para todos os materiais eletro-condutores, usados principalmente em aços estruturais, inoxidáveis e metais não ferrosos;
  • Apresenta baixo calor de distorção do metal devido ao arco de plasma densamente concentrado;
  • Contém altas velocidades de corte (5 a 7 vezes mais rápido que o corte oxi-gás) e baixo tempo morto (não é necessário pré-aquecimento);
  • Corta materiais com espessura de 0,5 a 160 mm;
  • É bastante eficiente em cortes em aços estruturais de até 30 mm, verticais e em chanfros;
  • Corta na mais alta qualidade obtida com feixe de plasma ou método de plasma com injeção de água.

Tipos de Corte a Plasma:

A maioria dos sistemas de corte a plasma está agrupada em duas categorias: “convencional” ou “precisão”.

Corte a Plasma Convecional

Corte a plasma

Sistemas de plasma “convencionais” tipicamente usam ar comprimido como gás, a forma do arco é essencialmente definida pelo orifício do bocal. A amperagem aproximada deste tipo de corte de plasma é de 12-20K amperes por polegada quadrada. Todos os sistemas manuais são do tipo “convencional”, eles também são usados ​​em certas aplicações onde as tolerâncias das partes são mais indulgentes.

Corte a Plasma Precisão

Corte a plasma

Sistemas plasma “Precision” (High Density Current) foram projetados e fabricados para produzir e oferecer cortes mais precisos e de maior qualidade. O design da tocha e dos consumíveis é mais complexo e partes adicionais são incluídas para focar e dar forma ao arco. A amperagem aproximada deste tipo de corte por plasma é 40-50K amperes por polegada quadrada.

Consulte a equipe de vendas e receba um orçamento sem compromisso. Será um prazer receber sua consulta.

Corte a plasma

Garantimos trabalhos com: + qualidade + precisão + rapidez + atendimento + garantia + preço

Consulte também nossos outros serviços!

 

Fechar Menu
×
×

Carrinho