(21) 2111-7700

O que é Dobra a Frio?

Dobra a Frio

A dobra a frio é um processo que utiliza chapas metálicas dos mais diversos compostos e uma máquina específica para tal função, conhecida como dobradeira. Essa máquina tem várias angulações que podem fazer as mais diversas dobras e ângulos.

Na dobra a frio, para dar forma as peças e aos mais variados perfis, a peça terá a mesma forma encontrada tanto na punção quanto na matriz. Isso quer dizer que no dobramento, a chapa é deformada pela ação das prensas, que são responsáveis por fornecem a energia e os movimentos necessários para realizar a operação de dobra. A forma é obtida mediante o uso de um punção e matriz que atuam até que a chapa atinja o formato planejado.

Na operação de dobramento deve-se levar em conta quatro fatores importantes: as forças que atuam na operação de dobramento, o raio interno mínimo da peça a ser dobrada, a capacidade elástica do material e o comprimento desenvolvido da peça.

Como Funciona a Dobra a Frio

Dobra a Frio

O processo de dobra de chapas de aço demanda grande experiência e conhecimento dos profissionais que operam as máquinas de dobras, também conhecidas como dobradeiras.

Todas as chapas são dobradas de acordo com o os desenhos enviados pelo cliente, e dependendo do número de dobras necessários em uma peça, o processo pode levar algum tempo.

 

A Ficaço conta com diversas dobradeiras CNC e técnicos especializados no processo de dobra e a capacidade de dobrar diversas medidas, conforme requerido pelo cliente.

Vantagens da Dobra a Frio

Dobra a Frio

A principal vantagem da dobra a frio é que não há necessidade de gerar calor, pré aquecer ou preparar as chapas metálicas. Dessa forma, poupa-se energia que seria necessária para gerar o calor. Também podemos destacar a rapidez de se trabalhar com a dobra a frio. A dobra a frio também não produz perda de material por empenar, da mesma forma que não produz deformação em sua composição estrutural.

Como desvantagem da dobra a frio, podemos destacar a não possibilidade de realização de desenhos mais elaborados na chapa de aço, algo necessário para grande parte dos nossos clientes.

Benefícios do corte a frio

A principal vantagem do dobra a frio é a personalização das chapas. Os pedidos dos clientes podem ser adaptado a necessidade do cliente, de acordo com o tamanho, o tipo do material, formato e outras características que as peças precisam possuir. Outra questão é que os equipamentos modernos, utilizados nesse processo, propiciam muito mais precisão e um melhor acabamento para o corte e dobra de chapas laminadas a frio, mesmo quando feito em peças complexas.

Para garantir a uma alta eficiência e qualidade do corte e dobra de chapas laminadas a frio, é fundamental encontrar uma empresa que possua, não só um equipamento moderno, como também profissionais competentes para a realização dos serviços com agilidade.

Como desvantagem do corte a frio, podemos destacar a não possibilidade de realização de desenhos mais elaborados na chapa de aço, algo necessário para grande parte dos nossos clientes.

Dobra a Frio

Consulte a equipe de vendas e receba um orçamento sem compromisso. Será um prazer receber sua consulta.

Garantimos trabalhos com: + qualidade + precisão + rapidez + atendimento + garantia + preço

 

Fechar Menu
×
×

Carrinho