(21) 2111-7700

O que é o Oxicorte?

Oxicorte

O oxicorte é o processo mais econômico para o corte de aços de liga leve e baixa. É um dos processos de produção mais importantes no setor de metal. É uma das técnicas mais usadas na área de metais.

O processo de oxicorte de metais se utiliza de calor e de uma reação de oxidação com oxigênio puro. A processo básico consiste em aplicar uma chama de aquecimento ao metal até ele atingir o ponto de ignição. Neste momento aplica-se um jato de oxigênio puro nesta área provocando a formação de óxidos líquidos do metal. Esta reação é altamente exotermica, gerando o calor que necessário ao processo do oxicorte. A velocidade mecânica do jato de oxigênio puro é que promove a remoção do metal líquido, separando assim a peça metálica em duas partes.

 Como funciona o Oxicorte?

Oxicorte

O processo do oxicorte, como já vimos,  é uma reação química entre oxigênio puro e aço para formar óxido de ferro.  Pode ser descrito como ferrugem rápida e controlada.  A chama do pré-aquecimento é usada para elevar a temperatura do aço até aproximadamente 1800 ° F (caracterizado por aquele vermelho brilhante parecendo uma lava de vulcão). O oxigênio puro é injetado e direcionado para a área aquecida em um fluxo fino de alta pressão. Com o aço sendo oxidado e soprado para formar uma cavidade, o pré-aquecimento e a corrente de oxigênio são movidos a uma velocidade intensa e constante para poder proporcionar um corte contínuo.

Veja na ilustração abaixo, quais as partes compõem o maçarico, a peça mais importante do processo de oxicorte

Oxicorte

  • Cabeça – Proporciona rigidez ao conjunto, e serve de acoplamento aos bicos de corte.
  • Tubos – tem a função de conduzir os gases
  • Punho – local onde se fará o manuseio do maçarico
  • Alavanca de corte – O seu acionamento atua sobre a válvula do O2 de corte proporcionando a abertura do mesmo.
  • Conjunto de regulagem – É um conjunto de válvulas que servem para regulagem dos fluxos de gases.

Mas atenção, Somente podem ser cortados com este processo os metais cujos óxidos têm um ponto de fusão mais baixo que o próprio metal base. Pois assim que o metal oxida, termina a oxidação formando uma crosta protetora.  Apenas o aço de baixo carbono e algumas ligas de baixa qualidade atendem às condições acima e podem ser cortadas efetivamente com o processo de oxicorte.

Características do Oxycorte

  • Boa qualidade de corte
  • Superfícies de corte vertical, lisas
  • Superfícies metalúrgicas (oxidadas) perfeitas
  • Processo empregado no corte preciso de materiais metálicos, sendo muito comum no setor industrial.

 Oxicorte

A capacidades do corte irão depender do dimensionamento dos equipamentos e das regulagens de pressão e vazão necessárias para a geração de calor e extração dos óxidos durante o corte.

Vantagens do Oxicorte

Dentre as suas vantagens estão o aumento de produtividade, diminuição do tempo gasto na produção e corte de forma padronizada.
O processo pode ser manual ou mecanizado por máquinas portáteis e de grande porte.

É possível se efetuar corte em aços baixa, média e alta liga de espessuras de 3 a 1800 mm.

Rio Supercorte oferece um centro de serviços personalizado, fazendo cortes especiais sob medida, em qualquer tamanho e quantidade, de acordo com a necessidade do cliente.

Consulte a equipe de vendas e receba um orçamento sem compromisso. Será um prazer receber sua consulta.

Garantimos trabalhos com: + qualidade + precisão + rapidez + atendimento + garantia + preço

Oxicorte

Consulte também nossos outros serviços!

 

Fechar Menu
×
×

Carrinho